Crónicas das sessões PMI Portugal Toastmasters

23 de maio de 2022

Mais uma sessão toastmaster com muitos e bons discursos. O resultado foi uma sessão de “duplo impacto”. Não, não é o filme do Van Damme, mas podia ser.

O Sargeant At Arms, Gonçalo Santos deu o pontapé de saída da sessão às 20h em ponto, explicando as mil e uma efemérides de maneira brilhante, tal como o Dia Mundial da Tartaruga. Sempre com o foco nas advertências importantes para que a sessão decorresse sem distrações.

O zelador da gramática, Sebastião Barata apelou ao bom resultado na atuação dos membros e audiência.

A primeira parte desta sequela educativa foi recheada de excelentes discursos. A Daniela de Abreu Rodrigues através da sua corrida conseguiu chegar à meta com o incentivo das “boas pessoas” personificadas pelos seus mentores e do Clube PMI que a apoiam no seu crescimento pessoal e profissional.

A Ana Nunes incentivou através da sua história de infância em Afife apostarmos numa Alegria perene nas nossas vidas dando cor e brilho.

Chegamos ao João Louro, dissertando de maneira concisa e descontraída o seu afamado discurso sobre “os cegos e o elefante”. Mostrou sabedoria ao contextualizar esta fábula à sua experiência profissional.

Por fim, a Ana Teresa Pereira fala das ações para alavancar a Marca Pessoal do PMI para o novo ano da Direção do Clube. Ao que parece serão tempos de grande aprendizagem, crescimento e maior robustez tanto dos membros como do Clube!

A segunda parte foi dominada pelo improviso liderada pelo Nuno Ricardo, o Rei dos Debates. Com o seu ceptro deu mote a improvisos em modo debate, entre o sim e o não da deslocação dos feriados para as pontes entre segundas ou sextas feiras. O debate foi empolgante entre Roberto Freitas e o convidado Tiago que demonstrou estar à altura do desafio. Estão os dois de parabéns!

Já perto do final, as avaliações dos discursos preparados e técnicas tiveram um resultado positivo.

O Denys Sorokin colocou dois chapéus: o do avaliador do discurso da Daniela e o de zelador do tempo. Em ambas as situações avaliou à lupa a prestação da Daniela utilizando muito bem o método sanduiche. O seu relatório do tempo foi claro e com recomendações pertinentes. O avaliador dos discursos de improviso, o João Louro que também teve direito a dois chapéus, para além de orador, efetuou um relatório sucinto, bem como o contador de muletas, Gerardo Lima.

Os avaliadores dos discursos que faltam são o Roberto Freitas, Nuno Dias e o Sebastião Barata que neste caso utilizou três chapéus diferentes, foram extraordinários ao dar bons pontos de melhoria aos oradores que estiveram em palco. A avaliadora geral, a que tudo vê e ouve, Ana Nunes desempenhou na perfeição a função.

O nosso convidado com os olhos cheios de entusiasmo prometeu regressar às sessões do PMI.

A cortina estava prestes a fechar-se quando o Presidente do Clube, Sebastião Barata anunciou as próximas eleições, já no próximo dia 30 de maio e os projetos bem interessantes que se avizinham.

Por fim, o Sargeant at Arms, Gonçalo Santos encerrou esta sessão com momentos de “duplo impacto ou chapéus duplos” devido ao desempenho de duplas funções realizadas por alguns dos nossos membros que foram exímios. Obrigada a todos por esta sessão.

Não se esqueçam que para a semana há mais. Apareçam!

Revisão de conteúdo, Patrícia Malta Dias

Páginas relacionadas