Após entrada no PMI Portugal Toastmasters escolhi o percurso Pathway designado Liderança Dinâmica.

Foi uma viagem de 21 meses, repleta com 14 discursos distribuídos em 5 níveis!

O percurso foi iniciado com o Quebra Gelo (Icebreaker), a primeira experiência no palco como oradora, e terminou com uma reflexão sobre o caminho percorrido!

No Nível 1 aprendi a organizar um discurso e a receber e a incorporar os comentários da audiência e, também, a olhar para os cartões mostrados pelo zelador do tempo…

O nível 2 levou-me a refletir sobre o meu estilo de liderança e sobre o meu estilo de comunicação, tendo terminado com um projeto que se referiu à importância da mentoria, como uma ajuda efetiva no nosso desenvolvimento enquanto comunicadores/líderes.

No nível 3 abordei as técnicas de negociação e a escuta ativa. Para terminar atrevi-me a sair da minha zona de conforto ao contar uma história!

O nível 4 levou-me à gestão da mudança e a uma sessão de perguntas e respostas.

No último nível, o 5, referi-me à experiência de liderança na direção do clube e no último projeto preparei-me para falar profissionalmente.

Como principal desafio deste Pathway, e transversal a todos, refiro-me aos projetos com tema específico nos quais, além de abordarmos o tema, temos também de manter o interesse do discurso para quem nos ouve enriquecendo-o com histórias pessoas!

Como ponto muito positivo refiro que a prática faz o monge, ou seja, só melhoramos as nossas competências de falar em público praticando. Seja entregando discursos, seja desempenhando outras funções durante as sessões.

Os maiores desafios a trabalhar no futuro são a linguagem corporal, a variedade vocal e a transmissão de energia e motivação ao longo de todo o discurso!

O segredo – escrever discurso que responda aos objetivos do projeto, obter 2ª opinião sobre o mesmo e praticar, praticar e depois…. Praticar mais um bocadinho antes de o apresentar!

O fim da viagem… ou o início da próxima!

Páginas relacionadas