Crónicas das sessões PMI Portugal Toastmasters

Mas que sessão! Não quero beliscar as outras 41 sessões do ano e por isso, só por isso, digo que a sessão de segunda-feira foi, apenas, das melhores do ano!
Rigorosa, divertida, inovadora, amigável e esperançosa.
As estreias promissoras dos neófitos Nuno Marques e Pedro Marques com a sua versão natalícia do “quebra-gelo” (não confundir com o “Quebra-Nozes”) foram agigantadas com as avaliações, respetivamente, do Nuno Dias (desde Bruxelas, Oh là là) e do Roberto Freitas com sanduíches ricas de ingredientes, temperadas e bem gostosas para a feitura dos próximos discursos.
E viram que o Miguel Vieira não improvisou a preparar os improvisos? Tudo bem estudadinho para uma celebração de 4 Reis Magos, incluindo já o Rei Mago pródigo. O espacial Ivo Vieira (também especial!) veio ao desafio do improviso tal como os nossos convidados e amigos do Vasco da Gama Toastmasters Clube: o Bruno, o David e a Mariana.
E as avaliações técnicas? O Zelador André da Gramática Santos, diz-nos no princípio da sessão para cuidarmos “da nossa linda língua!” uiii…. Feito o aviso, cuidem e cuidem-se! Boa avaliação, perspicaz e tão completa … que o Videoman lhe bateu palma. Ordens da Zeladora Ana do Tempo Pereira que estava preparada e atentíssima no apoio à condução da sessão e na entrega do seu relatório. O Contador Tiago Muletas Romão, fez um relatório exaustivo, personalizado e completo. O Nuno Avaliador Geral Ricardo avaliou a sessão e, muito bem, inovou dando a sua visão do desempenho do ano.
Ao longo da sessão o Toastmaster José Oliveira Gonçalves, com a sua arte, mestria e serenidade foi relembrando os bons momentos de 2022: a 200ª sessão; os concursos de Primavera e os nossos galardoados, as sessões conjuntas com o Lisbon TC, o International Speakers, o PMI Brasil e PMI Angola, a Transparência Internacional. A sessão com o Mike Palladino, o memorável fim-de-semana no Museu Ferroviário do Entroncamento e em Torres Novas (motivando o justo agradecimento ao Past President Sebastião Barata) e, muito importantes, as distinções ao PMI Portugal Toastmasters e alguns dos seus membros na Cimeira do Distrito 154 em Sevilha, em novembro passado.
O José Oliveira Gonçalves ainda chamou o Luís Seabra Coelho à sessão e à memória de todos os que o conheceram. A amizade e a memória do Luís, que demoram muito mais tempo a morrer, foram brindadas com uma longa e sentida salva de palmas de todos os presentes.
E acreditam que o SAA/Videoman Gonçalo Santos e sua equipa, levaram uma salva de palmas? E merecida? Boa imagem, bom som, tudo pronto a funcionar sem falhas de registo…
Houve quem dissesse que a sessão correu bem porque os Deuses estavam contentes com a ambrósia e com o néctar que se preparou para degustar…. Nunca o saberemos! À cautela aproveitámos o Bolo-Rainha e Porto de 10 anos para brindar ao trabalho notável de vários dirigentes do Clube – Roberto Freitas, Ivan Moreira, JM Trindade Gomes (parcial) e do Izidro Sousa – na projeção da qualidade do Clube no Distrito dos Toastmasters e nos votos de um futuro divertido, pleno de novidades, aprendizagem e amizade para o nosso Clube.
Próximo episódio: dia 5 de janeiro, no jantar da Padaria do Povo em Campo de Ourique. Boas Festas!

Revisão de conteúdo por Ana Teresa Pereira

Páginas relacionadas