Não obstante a palavra “cidadania” ter etimologia latina (civitas), temos de andar um pouco mais para trás, até à Grécia antiga, para encontrarmos a primeira ideia formal e prática de Cidadania.

Ainda que só uma parte das pessoas fossem consideradas “cidadãos” – com direito a propor e votar leis e na participação nas decisões da comunidade – foi o embrião para o que mais tarde, principalmente com o Iluminismo, foram as bases da Cidadania como a conhecemos hoje e da ideia de Cidadania que ainda perseguimos.

A Cidadania é uma composição dos direitos civis, políticos, sociais e humanos a que entendemos ter direito. E também, não nos esqueçamos, dos respetivos deveres que temos de cumprir. Por isso, a Cidadania é um meio de liberdade e felicidade para cada indivíduo e também de garantia de harmonia e ordem na sociedade. E para o cumprimento deste desígnio, o Direito e a Justiça, que todos os cidadãos devem conhecer e entender, são a base para uma Cidadania plena.

Em Novembro vamos falar sobre Cidadania. Será que ser Toastmaster nos pode ajudar a exercer melhor o nosso papel de Cidadãos? No nosso Clube somamos os valores dos Toastmasters, Respeito, Integridade, Serviço e Excelência, com Justiça, Honestidade, Responsabilidade, Melhoria Contínua e Trabalho de Equipa. Todos estes valores alinhados com os valores da Cidadania.   

Em todas as sessões abordaremos o tema e no dia 21, teremos a visita da Associação Transparência e Integridade para nos falar da sua missão e fazermos uma mesa-redonda sobre a transparência e corrupção.

No dia 28 faremos uma visita ao edifício do Direito e da Justiça que rege a nossa sociedade e que tantas vezes não é compreendido pelos cidadãos que pretende servir.

Mais uma oportunidade de praticarmos comunicação e liderança discutindo temas fundamentais para a nossa condição, desta vez, de Cidadãos.

Inscreva-se no Evenbrite! A entrada é gratuita, mas os lugares são limitados.

https://www.eventbrite.com/cc/novembro-cidadania-1008229

Páginas relacionadas