Crónicas das sessões PMI Portugal Toastmasters

4 de julho de 2022

Tentar encontrar algum acontecimento fortuito numa sessão de Toastmasters, é como tentar encontrar uma agulha num palheiro!

Talvez por ser inusitada, ‘fortuito’ foi a palavra do dia selecionada pela zeladora da gramática, Ana Nunes, que com o seu habitual estilo marcial, disciplinado, muito eficaz e simpático, nos desafiou a usá-la neste serão. No fim, o seu relatório cuidado foi marcado pelos momentos louváveis do uso do Português. Muito importante o alerta para o abuso dos anglicismos.

Também inusitado foi o guião seguido pelo Toastmaster Denys Sorokin que, não tendo convidados, cortou alguns momentos formais do protocolo e deixou mais espaço para momentos de interação amigáveis.

Amizade foi um sentimento dominante desta sessão.

Tal como as viagens!

Denys usou o tema da sessão para nos conduzir por ela como  se fosse uma viagem.

Assim fez também a Daniela Rodrigues quando conduziu cada orador de improviso para nos levar numa viagem à sensibilidade de cada um. A qualidade do momento de improviso foi bem marcado pela avaliadora Ana Teresa Pereira. Quando este momento é bem conduzido também os discursos são bem improvisados!

O Rui Domingos levou-nos à costa Irlandesa.

O Nuno Ricardo levou-nos a fazer rafting no Rio Paiva

O Nuno Dias levou-nos às brincadeiras de infância com barcos de brincar.

Usar estímulos sensoriais para orientar o improviso foi uma novidade muito bem recebida. A repetir!

A repetir, muitas vezes, é a performance da estreante Susana Santos como zeladora do tempo, que dominou a função como qualquer veterano e inovou quando partilhou mais tarde o relatório com o grupo.

Parabéns Susana!

A Patrícia Malta Dias também foi muito eficaz quando entregou um relatório de muletas, salientado os ponto de melhoria mais importantes, em vez de se perder nos detalhes.

O momento de discurso preparado da sessão foi um importante projeto executado pelo João Louro. Liderar um painel de discussão sobre gestão de projetos com quatro experientes oradores. Dificultado pela obrigatoriedade de ficar em casa, ainda assim foi um momento muito instrutivo e tão bom que deixou a sua avaliadora Eliana Ribeiro sem fiambre para colocar na sanduiche.

Mas voltando à amizade. Esta transpareceu no momento que marcou o fim do mandato de uma equipa liderada pelo Sebastão Barata – o seu discurso de fecho do mandato – e no momento da passagem de testemunho ao novo presidente, Rui Domingos e à tomada de posse da nova equipa de Direção.

O Sebastião e o Roberto colocaram os pins amigavelmente a todos os novos dirigentes: O Rui Domingos, a Daniela Rodrigues, a Patrícia Malta Dias, a Ana Teresa Pereira, o Nuno Ricardo, o Nuno Dias e o Gonçalo Santos.

Desejamos que continuem a manter o clube PMI Toastmasters no seu nível de excelência e a ultrapassar-se a si próprio.

Na próxima semana teremos mais uma sessão Toastmasters em que todos levamos na memória, o mote deixado pelo Rui: ‘não perguntes o que vais aprender nesta sessão, mas sim o que os outros vão aprender contigo nesta sessão’.

Revisão de conteúdo, Patrícia Malta Dias

Páginas relacionadas