Crónicas das sessões PMI Portugal Toastmasters

27 de junho de 2022

Esta foi a última sessão da Direcção actual, que na próxima semana passará o testemunho à próxima . E agora? O que vão os novos Directores fazer? Foi este o mote para uma excelente sessão de diiscursos de improviso coordenada pelo Nuno Dias. Mas já me estou a adiantar, porque antes disso fomos brindados por 4 excelentes discursos preparados.

Vamos por ordem nesta crónica e começar pelo principio.

Na abertura, o Sargent-At-Arms, Rui Domingos, recordou-nos que foi a 27 de Junho de 1976 que se realizaram em Portugal as primeiras eleições democráticas para a Presidência da Républica. Nunca é demais relembrar a importância da democracia!

A nossa sessão foi guiada pela Primeira Toastmaster, Ana Nunes, que com maestria nos trouxe Leonardo da Vinci. Um polímata que seguramente seria um bom toastmaster. O primeiro discurso, da Patrícia Malta Dias, falou-nos sobre vírus. O que são estas entidades? Como sobrevivem? E nós sobreviveríamos sem eles? As respostas foram trazidas neste projecto de pesquisa e apresentação pela Patrícia que foi a primeira pessoa a completar um “pathway” em Portugal e que agora está no seu segundo percurso. Sim, é mesmo verdade, pode-se recordar este feito aqui . Quem o referiu foi o seu avaliador, Jorge Nunes. O Jorge, um dos fundadores do nosso clube, declarou-se um fã exigente da Patrícia tendo apresentado várias sugestões de melhoria ao discurso.

Já o João Louro, enquanto avaliador da Daniela Rodrigues, pediu-nos para estarmos atentos à qualidade da sua apresentação no seu projecto “apresentar uma proposta”. A proposta que a Daniela veio apresentar foi a Planificação de Educação 2022/2023 uma vez que vai ser a Vice-Presidente de Educação no próximo mandato. São muitos os planos que ela tem para sua função e esperamos que os possa implementar.

A Ana Coutinho, convidada do Clube Axians, trouxe-nos o 3º discurso do 2º nível do seu “pathway”. Num discurso sobre mentoria a Ana fez um paralelismo entre as suas experiências no desporto e nos toastmasters. Um bom treinador é importante para nos prepararmos para uma corrida, para um jogo de basquetebol e para uma série de bons discursos. O seu avaliador, Rui Domingos, deu bons incentivos para a Ana poder prosseguir o seu percurso e melhorar o discurso, como um treinador da primeira divisão.

Finalmente a Eliana Ribeiro trouxe-nos os resultados do questionário aos membros do clube. Este projecto que se focava efectivamente em fazer um discurso com um propósito, atingiu o seu objectivo ao mostrar-nos o que correu bem e o que precisa de ser melhorado no próximo mandato. A próxima Direcção pode tirar muitas conclusões e completar o plano para o futuro. Incluíndo fazer questionários mais curtos, como foi realçado pelo avaliador deste último discurso, Gerardo Lima, que com humor nos trouxe uma avaliação quase sem pão, mas recheada de muito fiambre.

E agora, voltando aos discursos de improviso, o Nuno Dias trouxe o mote para quatro discursos cheios de emotividade. O Gerardo começou por nos recordar o poema de Carlos Drummond de Andrade “E agora, José?” para depois nos transportar a um desafio profissional em que teve de liderar uma equipa.

A Eliana transportou-nos à maternidade, e ao dia em que, debaixo das luzes intensas da sala de parto, se perguntou, o meu filho nasceu, e agora?

Já a Ana Coutinho levou-nos a jantar com a sua referência no kite surf Português, Inês Correia, para nos falar da sua timidez em lhe pedir um autógrafo.

O José Oliveira Gonçalves, avaliador dos discursos de improviso, trouxe conselhos para todos. Coragem para a Ana Coutinho pedir um autógrafo, uma estrela do kite surf deve sentir-se contente por receber esse pedido. Um incentivo para a Eliana que está a fazer um excelente trabalho com o seu filho, agora que já passaram uns anos depoir de ter saído da maternidade. O Gerardo, que leu e estudou para conseguir levar a equipa a atingir os seus objectivos com sucesso. E o Nuno Dias que estava muito descontraído enquanto coordenou esta sessão de discursos de improviso.

E agora, as avaliações técnicas:

A Susana Santos, estreante no clube, contabilizou com atenção todas as muletas, tendo reparado num inédito dobrar de joelhos que foi utilizado como muleta. O Nuno Ricardo, que escolheu “Humanidade” como palavra do dia, entregou Óscares para quem utilizou esta palavra com mais frequência. Para além disso, esteve muito atento ao bom e ao mau uso da gramática de todos os participantes na sessão.

O Sebastião Barata trouxe-nos um relatório do tempo muito rigoroso, apresentando o tempo utilizado por cada participante. Mas em casa de ferreiro, espeto de pau, e o controlador do tempo ultrapassou o tempo previsto para a sua apresentação.

A sessão não terminou sem um agradecimento ao Videoman, Gonçalo Santos, e sem o “Clube Business & Awards” trazido pelo presidente Sebastião Barata.

Foi uma excelente sessão. E agora? Cheio de vontade para se juntar a nós na próxima segunda-feira?

Revisão de conteúdo, Patrícia Malta Dias

Páginas relacionadas