Toastmasters, nunca ouviste falar dos Toastmasters?
Ouvi falar dos Toastmasters (https://www.toastmasters.org) pela primeira vez em 2018 na sequência dum evento organizado pelo PMI Portugal Toastmasters, o qual me foi recomendado por um amigo. Como alguém já terá dito, os Toastmasters são o segredo mais bem guardado na área do desenvolvimento de competências de Comunicação e de Liderança. E porquê um segredo, porque se trata de uma organização sem fins lucrativos, sem grande investimento na sua promoção. A promoção acontece normalmente através do “passa-a-palavra”, ou testemunho, de um amigo ou conhecido. Foi isso que aconteceu felizmente comigo, é isso que aconteceu provavelmente com a maioria dos seus membros, mais de 364.000 membros dispersos atualmente por uma rede mundial 16.200 clubes, em 145 países.
Porquê visitar um Clube Toastmasters?
Porque as reuniões (sessões) Toastmasters são o “palco” e o local privilegiado para perceberes o conceito e o modelo Toastmasters. As sessões são organizadas, conduzidas, e entregues pelos seus membros, que trabalham em equipa e em regime de voluntariado para entregar a melhor experiência do clube. (https://youtu.be/383gehepo8M).
O objetivo de cada sessão é criar um ambiente construtivo e amigável onde os membros possam treinar várias competências, até cerca de 300 competências distintas, com destaque para a Comunicação em Público, a Escuta Ativa, e a Autoconfiança.
Quais a vantagens de aderir a um clube Toastmasters?
Os Toastmasters são em primeiro lugar uma “Learning Experience”, ou seja, um ambiente para “aprender fazendo”. Seguem um modelo de formação criado em 1924 nos EUA, que tem sido melhorado ao longo de mais de 90 anos, e que já ajudou mais de 4 milhões de pessoas. Tem como pressuposto que cada membro aprende ao seu ritmo (“self-paced”) e de acordo com a sua disponibilidade. Atualmente a formação segue o modelo “Pathways” com 11 caminhos de base distintos (https://www.toastmasters.org/pathways-overview), com várias opções de personalização conforme os objetivos e necessidades individuais de cada membro. A formação é suportada pelo autoestudo online (manuais, vídeos e conteúdos “Pathways”), pela prática em reuniões presenciais e/ou online, e pela avaliação 360 graus (“feedback”). As competências adquiridas têm aplicação prática e imediata no dia-a-dia em contexto profissional e pessoal.
Adicionalmente, podes aprender com os outros, fazer novas amizades, e desenvolver o teu “networking”.
No caso particular do Clube PMI Portugal Toastmasters, é um dos 3 maiores clubes da Península ibérica (num universo de cerca de 80), e nos últimos 2 anos consecutivos obteve a distinção “President’s Club Distinguished” por atingimento máximo dos objetivos anuais. Este clube teve na sua génese vários profissionais da Gestão de Projeto, pela importância da Comunicação e da Liderança no sucesso dos projetos, mas mantêm-se como clube aberto com membros de vários ramos de atividade e de várias culturas, o que o torna muito rico não só pela qualidade de mais de 30 membros, mas também pela sua diversidade e experiência.
Toastmasters, o que esperas para falar nos Toastmasters?
Não esperes, vem descobrir gratuitamente o nosso segredo em https://www.eventbrite.pt/o/pmi-portugal-toastmasters-17535109519. Estamos cá para te ajudar, damos-te “tempo de palco”, damos-te “feedback” construtivo, e quem sabe se no futuro não virás a falar nos Toastmasters, ou a falar dos Toastmasters.
A toast!
Roberto Freitas
Presidente 2020-21, Clube PMI Portugal Toastmasters
Comentários recentes