Três países reunidos para discutir diversidade e cultura em Gestão de Projetos. Este é o objetivo do ‘Falando a mesma língua: Gestão de Projetos por um mundo melhor’. Este evento versará sobre as diversidades culturais até chegar ao que todos têm e desejam em comum, além da língua: Gerir projetos para a construção de um mundo melhor.

Entendemos que estamos a falar de países cujas culturas são muito distintas, com algo em comum: a língua. O Português é o que nos iguala, mas a diversidade cultural que nos distancia é a que deve ser abordada para que haja justamente o contrário: uma aproximação. Essa proximidade que o evento quer proporcionar visa, além de fomentar a diversidade, acima de tudo, mostrar que a Gestão de Projetos por um mundo melhor é um propósito universal, para o qual a diversidade só agrega.

O evento, promovido pelo PMIRS PMI Angola e PMI Portugal Toastmaster, contará com três palestras. Em cada uma, haverá um representante de cada país envolvido na atividade.

Ricardo Vargas é quem abrirá os trabalhos, representante do PMI Portugal Toastmaster, apresentará sobre ‘O impacto da multiculturalidade e da diversidade na gestão de projetos’. Ele irá abordar a sua experiência a gerir e trabalhar em projetos multiculturais e mostrará como o entendimento da diversidade cultural, social e o envolvimento das partes interessadas adiciona valor e resultados aos projetos.

Na sequência, Alcides Campos Gomes Cabral, representará Angola e intitula sua palestra como: ‘Tchiwa Tchalua, Conviver para Vencer!’, nela tratará da constituição de equipas multifuncionais e com autogestão O intuito é refletir sobre ambientes de trabalho multiculturais, compostos por pessoas de diferentes países e culturas. Incentivar a partilha de conhecimento para vencer os conflitos e alcançar os resultados do projeto com sucesso também compõem o escopo da explanação.

Para encerrar o evento, Mauro Sotille, representante brasileiro, apresentará a palestra ‘Promovendo a Equidade e a Inclusão no Ambiente de Projetos’. A ideia é causar a compreensão de que os membros das equipas de projetos devem estar abertos a novas ideias e opiniões, relacionando-se aberta e confortavelmente com diversos grupos de pessoas e reconhecendo o valor que diferentes perspectivas e culturas trazem.

Quando: 25 de setembro de 2021

Horário: 10h00 – 13h30 (hora: Brasil) e 14h00 – 17h30 (hora: Portugal e Angola)

Uma iniciativa PMI-RS, PMI-Angola e PMI Portugal Toastmasters

Patrocínio: Logicalis Portugal

Páginas relacionadas